DÉDALO







A revista Dédalo é uma publicação criada por um grupo de estudantes da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto – FAUP – e afirma-se como um espaço de intervenção e crítica, com base no incentivo à discussão sobre arquitectura e aos temas actuais que a disciplina levanta, nunca esquecendo também que a arquitectura não é uma manifestação isolada das outras artes ou ciências sociais. Nesta nova fase, com uma nova equipa na direcção, a Dédalo pretende consolidar o projecto e dilatar o seu espaço de intervenção, assumindo uma nova dinâmica e uma interacção com o espaço cultural da cidade e do país, mas também com o mundo, através de uma série de concursos internacionais, artigos e entrevistas, sendo a revista bilingue (Português e Inglês). O nome é reflexo deste caminho a percorrer. Dédalo e sua história segundo a mitologia grega – o arquitecto que desenha o labirinto do Minotauro de forma a que este nunca consiga de lá escapar. Esta impenetrabilidade é quebrada e como punição Dédalo é encerrado com seu filho na obra que havia criado. É este o paradigma da nossa publicação, de carácter reflexivo, um espaço de abertura e crítica, essencialmente orientado para a discussão do novelo que é a arquitectura contemporânea.

Dédalo magazine is a publishing project developed by a group of students of Oporto University Faculty of Architecture established as a space for critical intervention based on the encouragement of architectural discussion and the issues that the current discipline raises, never forgetting that the architecture is not an isolated manifestation of the other arts or social sciences.
In this new phase, with a new team, Dédalo is willing to consolidate and expand its area of intervention, assuming a new and dynamic interaction with the city's, the country's and worldwide culture through a series of international competitions, articles and interviews both in Portuguese and in English.
The name of the magazine is a reflection around Dédalo’s paradigm, and its history according to Greek mythology: the architect who draws the labyrinth to enclose Minotaur in a way that it never can escape from there. This impenetrability is broken and as punishment Dédalo is locked with his son in its creation. This is the concept of our publication, with a reflective character, a space of openness and criticism, mainly directed to the discussion of the maze that is contemporary architecture.





Sem comentários:

Enviar um comentário